REGULAMENTO

1. INTRODUÇÃO


Este Regulamento constitui o documento oficial do “Torneio Empreendedor” para todos os fins e efeitos de direito. Caso verificadas divergências entre informações divulgadas e publicadas em outros meios e materiais, prevalecerá o estipulado neste Regulamento.


2. OBJETIVO


Art. 1º O “Torneio Empreendedor” é uma competição nacional, de caráter educacional, realizado pela Simulare, com os objetivos de estimular o empreendedorismo e desenvolver competências de gestão de negócios com o uso de jogos e simuladores empresariais.


3. CONDIÇÕES


Art. 2º Poderão participar desse Torneio:



  • Estudantes de ensino médio ou superior, regularmente matriculados em qualquer curso de graduação, pós-graduação, técnico, bacharelado, licenciatura, tecnólogo e sequenciais autorizados pelo Ministério da Educação – MEC, de qualquer Instituição de Ensino brasileira, credenciada e/ou autorizada pelo – MEC, cuja matricula esteja ativa;

  • Ex-alunos de ensino superior com curso concluído em 2017  ou com conclusão de curso no ano da competição.


4. INSCRIÇÕES


Art. 3º A inscrição no “Torneio Empreendedor” deverá ser realizada entre o período de 20/02/2018 até 08/04/2018 exclusivamente pelo site do torneio (www.torneioempreendedor.com.br) por meio do preenchimento do formulário de cadastro específico, marcação do “Aceito” na tela de inscrição, em que o participante declara conhecer e aceitar integralmente todas as cláusulas e condições estabelecidas neste Regulamento, e pagamento da taxa correspondente no valor de R$ 40,00.


Art. 4º A inscrição poderá ser individual ou em equipe de até 3 (três) integrantes mais o professor indicado.
§ 1º O participante é responsável pelo correto preenchimento e veracidade dos dados de inscrição de todos os integrantes da equipe, sob pena de desclassificação e não premiação.
§ 2º A taxa cobrada é a mesma para inscrição individual, com 2 (dois) integrantes ou com 3 (três) integrantes, com ou sem professor indicado.
§ 3º Denomina-se equipe, neste documento, qualquer inscrição realizada com 1 (um), 2 (dois) ou 3 (três) integrantes com ou sem professor indicado.


Art. 5º A qualquer momento, a Coordenação do Torneio poderá solicitar a comprovação das informações inseridas no momento da inscrição.
§ 1º O participante, quando notificado pela Coordenação do Torneio, terá o prazo de 5 (cinco) dias para apresentar os documentos necessários à comprovação solicitada.
§ 2º Caso sejam contatadas irregularidades nas informações, a Coordenação poderá aplicar as penalidades descritas no Capítulo 10 deste regulamento.


Art. 6º Um participante não pode estar inscrito em mais de uma equipe em uma mesma edição do Torneio.


Art. 7º O participante deve escolher um nome com até 10 caracteres para sua equipe mesmo se a inscrição for individual.
§ 1º A Coordenação do Torneio reserva-se no direito de não aceitar nomes de equipes que sejam ofensivos, preconceituosos ou discriminatórios.
§ 2º O participante, quando notificado por e-mail, do não aceite, deverá responder com um novo nome em até 5 (cinco) dias.
§ 3º Caso duas ou mais equipes informarem nomes idênticos, a preferência para o nome será dada para a equipe que primeiro confirmar a inscrição mediante confirmação de pagamento. Os nomes das demais equipes receberão um sufixo numeral para distinção.


Art. 8º Não será possível alterar os integrantes ou dados cadastrais de uma equipe regularmente inscrita após o início da primeira etapa do torneio.
§ 1º O participante deverá notificar ao suporte até a data de encerramento das inscrições, caso deseje realizar alguma alteração cadastral.


Art. 9º O valor pago na inscrição não será restituído em caso de desistência após o início da primeira etapa do torneio.


5. ETAPAS


Art. 10º O Torneio é composto por quatro etapas:



  • Etapa 1 – Peneirão;

  • Etapa 2 – Classificatória;

  • Etapa 3 – Semifinal;

  • Etapa 4 – Final;


§ 1º Cada uma das etapas gera pontos para a equipe. A equipe vencedora será aquela com maior pontuação acumulada no final do torneio.


Art. 11º As classificações e resultados serão divulgados por e-mail, a partir dos dados informados no cadastro de inscrição, pelo site oficial do torneio e pelas mídias sociais.


Art. 12º A Coordenação do Torneio poderá remover, inserir ou ajustar qualquer pontuação que tenha sido computada e divulgada por eventual falha no sistema ou quando constatada qualquer infração de equipes.


Art. 13º Abertura, fechamento e prazos específicos de cada uma das Etapas estão dispostos no Capítulo 9 deste regulamento.
§ 1º Orientações para acessar os sistemas do Torneio e qualquer conteúdo relacionado, incluindo regras específicas de cada Etapa, serão enviadas por e-mail de acordo, também, com o cronograma apresentado no Capítulo 9 deste regulamento.


Art. 14º A Coordenação do Torneio reserva-se no direito, garantindo aos participantes o envio de todas as informações com antecedência, de:



  • Anular a Etapa 2 caso o número de equipes inscritas for inferior a 400. Neste caso, o cronograma será reajustado para ser realizado com as Etapas 1, 3 e 4; ou

  • Alterar a quantidade de equipes que se classificam em cada uma das etapas após o fechamento das inscrições e antes do início da primeira Etapa do Torneio.


6. AVALIAÇÃO


Art. 15º Os participantes irão administrar, junto a sua equipe, empresas fictícias em um ambiente virtual acessado por um navegador de internet conforme especificações contidas no Art. 42º deste regulamento.


Art. 16º As equipes irão competir entre si em grupos com, no máximo, 10 empresas.
§ 1º Exemplo: considerando o total de inscrições de 600 equipes, estas seriam divididas em 60 grupos contendo 10 empresas cada.


Art. 17º A pontuação final da equipe será calculada com base na sua classificação no grupo, ao final de cada uma das etapas.
§ 1º A classificação será de acordo com o desempenho de suas respectivas empresas fictícias. O indicador utilizado para medir o desempenho será definido e publicado no início de cada etapa.
§ 2º Em caso de empate no referido indicador, a pontuação das equipes empatadas será somada e dividida equitativamente entre estas.
§ 3º Cada etapa tem uma configuração diferente de pontuação conforme Art. 24º, 27º e 30º.
§ 4º A pontuação da equipe na primeira etapa poderá ter um bônus, conforme Art. 22°, referente à participação em uma atividade de perguntas e respostas – Quiz.


Art. 18º É de responsabilidade das equipes estarem atentas quanto ao cronograma e respeitar os prazos limites para as tomadas de decisões, conforme estabelecidos no Capítulo 9 deste regulamento, sob pena de desclassificação.
§ 1º As decisões das equipes só serão consideradas e validadas se a equipe executar o procedimento de confirmar as decisões dentro do prazo (ver mais informações de como confirmar as decisões no Guia de Utilização do Sistema).
§ 2º Quando o prazo limite for atingido, o jogo será bloqueado para tomada de decisão e, em até 2 horas, os resultados da rodada corrente serão disponibilizados no próprio ambiente de simulação. A divulgação em mídias sociais pode levar até 24h.


Art. 19º Classificam-se para as Etapas 2, 3 e 4 apenas as equipes mais bem pontuadas, conforme Art. 27º, 30ª e 34º deste regulamento.
§ 1º A quantidade de equipes que avançam para as etapas 2 e 3 será definida em percentual e será arredondado (sempre para cima) para um valor múltiplo de 10 (dez). Exemplo: Se 30% correspondesse a 132 equipes, passariam para a próxima etapa 140 equipes.
§ 2º Em caso de empate por pontos, a preferência é da equipe que atingir o melhor desempenho dentro de sua empresa fictícia na etapa corrente, conforme Art. 17º § 1º.
§ 3º As equipes que não avançarem para as Etapas II ou III, terão suas participações no Torneio encerradas automaticamente.


7. RESULTADO DA SELEÇÃO


Art. 20º As equipes irão administrar pequenas fábricas que produzem e comercializam um único produto.


Art. 21º Configuração da pontuação da simulação: Primeiro Lugar: 1.400 pontos; Segundo Lugar: 1.200 pontos; Terceiro Lugar: 1.000 pontos; Quarto Lugar: 700 pontos; Quinto Lugar: 600 pontos; Sexto Lugar: 500 pontos; Sétimo Lugar: 400 pontos; Oitavo Lugar: 300 pontos; Nono Lugar: 200 pontos; Décimo Lugar: 100 pontos.


Art. 22º Além da simulação, os participantes poderão participar de uma atividade paralela de perguntas e respostas de múltipla escolha – Quiz – sobre empreendedorismo, gestão, finanças e regras do simulador por meio de um navegador de internet conforme especificações contidas no Art. 48º deste regulamento.


Art. 23º A atividade do Quiz irá gerar pontos extras (bônus), os quais serão somados, ao término da Etapa, aos pontos obtidos na simulação como um bônus.


Art. 24º A pontuação no Quiz obedecerá ao seguinte critério:



  • 5 (cinco) pontos por resposta correta.

  • -5 (cinco negativo) pontos por resposta errada.


§ 1º O limite de pontuação nesta etapa é de 300 (trezentos) pontos.
§ 2º Diferente da edição de 2017, não será possível refazer o Quiz após o término do mesmo.


Art. 25º A pontuação final da equipe no Quiz será a média de pontuação dos integrantes: Pontuação Final da Equipe=(Soma da Pontuação dos Integrantes)/(Quantidade de Integrantes)
§ 1º A fim de obter a maior média possível, todos os integrantes da equipe devem participar.
§ 2º A pontuação de cada integrante nesta atividade só será considerada se o participante concluir 100% do Quiz. Em caso de participação parcial, a pontuação será considerada zerada.


Art. 26º A participação no Quiz não é obrigatória e nem eliminatória, mas a equipe que não participar poderá ter uma pontuação mais baixa que as demais.


Art. 27º Apenas 30% das equipes, de acordo com a pontuação acumulada nesta etapa (simulação + bônus do Quiz), passarão para a próxima etapa.


8. PREMIAÇÃO


Art. 28º As equipes irão administrar uma pequena empresa prestadora de serviços.


Art. 29º Configuração da pontuação desta etapa: Primeiro Lugar: 1.400 pontos; Segundo Lugar: 1.200 pontos; Terceiro Lugar: 1.000 pontos; Quarto Lugar: 700 pontos; Quinto Lugar: 600 pontos; Sexto Lugar: 500 pontos; Sétimo Lugar: 400 pontos; Oitavo Lugar: 300 pontos; Nono Lugar: 200 pontos; Décimo Lugar: 100 pontos.


Art. 30º Apenas 25% das equipes, de acordo com a pontuação somada nas Etapas 1 e 2, avançam para a próxima etapa.


Art. 31º Esta etapa poderá ser anulada conforme Art. 14º.