EDITAL

1.SOBRE O EVENTO


“Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem


coragem para persegui-los”


Walt Disney, desenhista e empreendedor.


 


“Se você realmente quer algo, não espere. Ensine você mesmo a ser impaciente”


 – Gurbaksh Chahal, empreendedor.


 


O Ser Empreendedor é, acima de tudo, uma jornada imersiva de aprendizado com duração de 1 semana (22 a 29 de Setembro) na qual universitários interessados por empreendedorismo podem vivenciar sua primeira experiência empreendedora, sendo capacitadas por meio de uma competição de soluções inovadoras.


O objetivo do Ser Empreendedor é fomentar o empreendedorismo nas universidades, capacitando os participantes através de uma competição. Ao longo do evento serão ensinados, na prática, conceitos de Design Thinking e Costumer Development relacionados ao desenvolvimento de modelos de negócios.


Com isso, o evento visa impactar universitários que têm interesse em empreendedorismo, e ser reconhecido como uma porta de entrada para o ecossistema empreendedor.


 


2.SÍNTESE DAS ETAPAS


O evento é dividido em 4 (quatro) etapas, a serem explicadas de forma mais detalhada nas próximas seções:



  • Inscrição: As inscrições poderão ser feitas em grupo ou individualmente pelo site do Sympla até 16 de setembro de 2018 ou enquanto houver ingressos disponíveis.

  • Capacitação: Etapa presencial que ocorrerá dia 22 de setembro (sábado). Os participantes formarão seus grupos e aprenderão a utilizar as ferramentas de criação de modelo de negócio para depois, no Desenvolvimento, aplicarem às suas ideias.

  • Desenvolvimento: Etapa à distância. De 23 de setembro (domingo) a 28 de setembro (sexta-feira), os grupos deverão criar seus modelos utilizando as ferramentas aprendidas na Capacitação. Haverá um espaço para mentoria, online ou presencial, durante esse período, permitindo que os competidores tirem dúvidas sobre o desenvolvimento do modelo.

  • Apresentação: Etapa presencial que ocorrerá dia 29 de setembro (sábado). Os grupos deverão explicar em uma breve apresentação o processo seguido no Desenvolvimento para uma banca de jurados. Será permitido o uso de recursos audiovisuais.


 


 


O cronograma pode ser melhor visualizado na tabela abaixo:


 































DATA



ETAPA



FORMATO



Até 16/09



Inscrição



Online



22/09



Capacitação



Presencial



24/09 a 28/09



Desenvolvimento



À distância / Online



29/09



Apresentação



Presencial



 


3.INSCRIÇÃO


3.1 A INSCRIÇÃO


A inscrição deve ser feita através do site serempreendedor.polijunior.com.br. É possível se inscrever de maneira individual ou em grupos de 3 a 4 pessoas.


Aqueles que se inscreverem individualmente formarão seus grupos na atividade “Formação de Grupos” da Capacitação (22/09), de acordo com a área escolhida durante a inscrição (olhar item 3.4).


Além disso, aqueles grupos que estiverem contemplados com o número mínimo de 3 participantes poderão incluir até mais um membro no primeiro dia do evento, caso haja o interesse.


 


3.2 APTOS A INSCRIÇÃO


Apenas universitários graduando podem se participar do Ser Empreendedor. Não há restrição de curso nem faculdade.


 


3.3 CUSTOS


A inscrição para o Ser Empreendedor é totalmente gratuita. Entretanto, a comissão organizadora não se responsabiliza por qualquer custo de passagem, alimentação ou hospedagem que os participantes eventualmente precisarem.


 


3.4 ÁREAS DE INTERESSE


Soluções inovadoras surgem a partir de um problema real e não de uma ideia pré-definida de solução.


Assim, durante a inscrição pede-se que os participantes escolham áreas de interesse. Deve-se ter em mente não a categoria da solução que se quer desenvolver (por exemplo Marketplace, aplicativos e sites), mas sim do problema. Vale ressaltar que é a partir desse problema que será criada a solução, a base da sua startup. As possíveis áreas são:


 



  • Meio Ambiente;

  • Saúde;


 



  • Transporte;

  • Cidades Inteligentes;

  •  


 


Os participantes poderão escolher mais de um tema e entre o final das inscrições até o primeiro dia do evento (22/09) serão informadas as áreas de cada participante ou grupo.


Aqueles participantes que optarem por “Outros” não terão garantia que trabalharão no tema escolhido. Isso dependerá da adesão ao tema pelos demais participantes.


 


 


 


4.CAPACITAÇÃO


4.1 DATA E LOCAL


Essa etapa ocorrerá no dia 22 de setembro, no Sapato Laranja.


Endereço: Rua Flórida, 1595 – Brooklin.


 


4.2 ATIVIDADES DO DIA


As atividades iniciam às 8h30 e encerram às 18h30. É importante ressaltar que todos os participantes deverão participar da agenda completa do dia, que abrange os seguintes tópicos:


 



  • Palestra motivacional;

  • Atividade de formação de grupos;

  • Workshop de Ideação;

  • Atividade Energizante;

  • Palestra sobre Teste de Hipótese e Validação de MVP;

  • Trabalho orientado – Momento Mão na Massa;

  • Orientação para os Próximos passos.


 


Durante o dia, haverá pausas para coffee break (fornecido pela organização) e um tempo exclusivo para almoço.


 


4.3 PROCESSO


A etapa de Capacitação tem 3 principais pilares:



  • Formação dos grupos;

  • Aprendizado das ferramentas;

  • Detalhamento das próximas etapas.


 


Formação de Grupos


Haverá uma atividade específica para a formação dos grupos. Nela, todos os participantes deverão se direcionar para os locais referentes à área de interesse definida previamente durante


 


a inscrição e confirmadas por e-mail para formarem seus grupos. Grupos já formados e que não estão com o número máximo de integrantes (4 pessoas por grupo) podem convidar outros participantes individuais.


 


Aprendizado das ferramentas


Já formados, os grupos participarão de atividades para se capacitarem. Cada uma delas está listada na Agenda (item 4.2).


 


Detalhamento das próximas etapas


As atividades que os grupos devem realizar ao longo do Desenvolvimento e suas respectivas entregas serão passadas no final do dia, como mostra a Agenda.


Após o término do primeiro dia de competição, os candidatos estarão preparados e instruídos para desenvolver os entregáveis e montar seus modelos de negócio.


 


5.DESENVOLVIMENTO


5.1DATA E LOCAL


Essa etapa ocorrerá do dia 23/09, domingo, até 28/09, sexta-feira, e será à distância.


Isso significa que não haverá atividade presencial obrigatória, porém há entregáveis e tarefas para serem realizadas pelos grupos para que o modelo de negócio seja desenvolvido adequadamente. Detalhes dessas entregas serão passados no encerramento da Capacitação e será fornecido um cronograma sugerido para a realização das atividades.


 


5.2 PROCESSO


A etapa de Desenvolvimento tem como principal pilar:



  • Desenvolvimento das soluções do problema escolhido na etapa anterior.


 


Assim, os grupos devem aplicar as ferramentas aprendidas anteriormente ao problema escolhido, estruturando assim uma solução.


Apesar de ser à distância, esta etapa tem 3 pontos-chave, que tem como objetivos aproximar o grupo do evento e ajudá-lo no caso de dúvidas relacionadas à aplicação das ferramentas em questão.


 


Entregas


Os participantes deverão realizar 3 entregas ao longo da semana. Estas serão os resultados parciais de 5 atividades propostas para o desenvolvimento da solução. Cada uma das atividades e entregas serão divulgadas no dia da Capacitação. Todas as entregas devem ser enviadas


 


 


até às 18h00 da 6ª feira 28/09. Não enviar alguma das entregas não implica a eliminação do grupo, mas há desconto em sua nota final (mais informações em Apresentação – item 6).


 


Mentoria


Com o objetivo de ajudar as equipes durante o processo, haverá um horário de mentoria, online ou presencial, disponível entre os dias 24, 25 e 26 de setembro, que deve ser agendada no dia da Capacitação (22 de setembro). Essa mentoria será oferecida pelo Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) e será disponibilizada apenas um horário para cada grupo.


 


Acompanhamento


Além da mentoria, os grupos poderão ter o acompanhamento de um organizador do 15º Ser Empreendedor para resolver quaisquer dúvidas acerca do evento, dos procedimentos e das entregas necessárias.


 


6.APRESENTAÇÃO


6.1 DATA E LOCAL


A terceira etapa do evento ocorrerá no dia 29 de setembro, no escritório da Stone Pagamentos


Endereço: Rua Fidêncio Ramos, 308 – Vila Olímpia.


 


6.2 ATIVIDADES DO DIA


As atividades iniciam às 10h e encerram às 18h00. É importante ressaltar que todos os participantes deverão participar da agenda completa do dia, que abrange os seguintes tópicos:



  • Palestra Chop Up

  • Trabalho em grupo

  • Palestra ACE

  • Primeira Apresentação dos Grupos

  • Apresentação Final

  • Divulgação dos Resultados

  • Feedback com Jurados


Ressalta-se a possibilidade de adiantamentos e atrasos nos horários intermediários do evento, sendo possível a alteração no horário global de encerramento).


Durante o dia, haverá pausas para coffee break (fornecido pela organização) e um tempo exclusivo para almoço.


 


 


6.3 PROCESSO


A etapa de Apresentação tem como principais pilares:



  • Apresentação dos trabalhos realizados ao longo das duas primeiras etapas do evento;

  • Feedback para os grupos, contribuindo para o aprendizado.


 


Trabalho em grupo


Momento para que os grupos trabalhem juntos, finalizando suas ideias. Recomenda-se também que aproveitem esse tempo para lapidar a apresentação e praticá-la.


 


Primeira Apresentação


As equipes terão 4 minutos de apresentação para mostrar o trabalho realizado ao longo da semana. Nessa primeira etapa, os outros participantes não assistirão às apresentações das outras equipes.


Haverá infraestrutura para exposição de material audiovisual, podendo ser exibido arquivo em .pdf. No entanto, o arquivo a ser utilizado deverá ser enviado à equipe organizadora com antecedência, até 13h30 do mesmo dia (29/09). Envios fora do horário não serão aceitos.


 


Apresentação Final


Os 3 grupos com melhor desempenho – de acordo com as notas dos jurados – farão uma nova apresentação, porém não para os jurados, mas sim para o público, que terá a oportunidade de votar no grupo que avaliar ser o melhor.


Nesta votação, cada participante tem direito a 1 voto individual e o grupo mais votado pelo público receberá um prêmio.


Em seguida, será anunciada a equipe vencedora de acordo com os jurados, que terá a preferência ao escolher os prêmios oferecidos. O segundo e terceiro colocados escolherão as recompensas restantes.


Vale ressaltar que a segunda apresentação não será avaliada pelos jurados, portanto não interfere no resultado final.


 


Feedback dos jurados


Cada grupo poderá ter até 10 minutos de feedback com um dos jurados que assistiu à sua primeira apresentação. Neste momento, poderão ser pontuados aspectos positivos e negativos tanto da apresentação como do modelo de negócio, colaborando assim para o aprendizado dos grupos.


 


 


 


 


 


6.4 CRITÉRIOS


Serão avaliados o processo e o aprendizado da equipe ao longo da semana e não simplesmente o melhor modelo de negócio. Sendo assim, os critérios de avaliação perpassam os seguintes pontos:



  • Entendimento do usuário;

  • Problema escolhido;

  • Coerência da solução proposta;

  • Inovação;

  • Qualidade da validação da solução;

  • Entendimento de custo e receita;

  • Entendimento da concorrência;

  • Clareza da apresentação;


 


Mais informações sobre os critérios serão divulgadas em breve.


 


7. RESULTADO E PREMIAÇÃO


O resultado do evento será divulgado ao final das apresentações, na presença dos participantes.


Haverá premiação para os participantes das 3 melhores equipe e para a equipe mais votada pelo público. Os prêmios vão desde cursos relacionados a empreendedorismo até oportunidades de estágio em startups. Os detalhes serão divulgados na semana que antecede o evento.